Seguidores

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Filtro Solar

Não é simplesmente um diário que se inicia, sinto-me em meio a tantas novidades que eventualmente faço uma analogia à minha infância aos inícios da descoberta sobre a vida.

O que importa, neste momento, não são as verdades gerais, os dogmas, as regras, os manuais. Importa a sua experiência. Viver de acordo com o que você acredita, ainda que isso gere tanta oposição das pessoas ao seu redor. Quando finalmente você se decide a respeitar o seu caminho, atraí oposição e conselhos dos outros. Filtre tudo. Não descarte nada, mas filtre tudo. Isso me fez lembrar de uma “música” que ouvi um dia desses do Pedro Bial, chamada: Filtro Solar. Por isso aproveito o ensejo para comentar em relação a algumas estrofes da letra.

“Aproveite bem, o máximo que puder, o poder e a beleza da juventude. Ou, então, esquece... Você nunca vai entender mesmo o poder e a beleza da juventude até que tenham se apagado.”

O que eu entendo sobre isto? Não existe uma base confiável, além da minha própria errante existência, mas acredito que muitos buscam uma carcaça de boa aparência e esquecem que a beleza externa acaba. Com o passar dos anos, a lei da gravidade age em nossos corpos, as rugas surgem e a verdadeira beleza são as nossas idéias, sentimentos, virtudes e a capacidade de saber lidar com o ser - humano.

“Não se preocupe com o futuro. Ou então preocupe-se, se quiser, mas saiba que pré-ocupação é tão eficaz quanto mascar chiclete para tentar resolver uma equação de álgebra. As encrencas de verdade de sua vida tendem vir de coisas que nunca passaram pela sua cabeça preocupada, e te pegam no ponto fraco às 4 da tarde de uma terça feira modorrenta.”

Somos acostumados a sofrer antecipadamente pelos fatos, tentando prever se teremos uma carreira promissora, um casamento de conto de fadas, ou pensando no que faremos com o dinheiro do prêmio da mega-sena acumulada e não nos damos conta que os acontecimentos somente se tornarão problemas após vivenciarmos. Não adianta se preocupar com o que ainda não aconteceu, espere, cultive a paciência e permita que as coisas aconteçam para depois buscar uma solução plausível. Viva o momento, viva o seu presente e busque sempre ser uma pessoa melhor.

“Não perca tempo com inveja. Às vezes se está por cima, às vezes por baixo. A peleja é longa e, no fim, é só você contra você mesmo.”

Viva a sua vida, não deseje a vida ou as conquistas alheias, por mais sortudo que alguém demonstre ser, ele também possuí problemas, muitas vezes desconhecidos por nós. Cada um colhe de acordo com o que cultiva, já possuímos problemas demais para nos frustrar com a vida dos outros. Ao invés de olhar o argueiro do próximo, cuide de si para conquistar um futuro melhor de acordo com seu mérito.

“Não se sinta culpado por não saber o que fazer da vida. As pessoas mais interessantes que eu conheço não sabiam, aos vinte e dois o que queriam fazer da vida. Alguns dos quarentões mais interessantes que eu conheço ainda não sabem.”

Estou com 23 anos e não sei o que vou fazer da minha vida. Não desejo atuar no ramo automobilístico pelo resto da minha trajetória profissional. Tenho alguns sonhos e através deles planejo como alcançá-los, administrando os resultados e permitindo com que as respostas do universo norteiem meus instintos.

“Talvez você case, talvez não. Talvez tenha filhos, talvez não. Talvez se divorcie aos quarenta, talvez dance ciranda em suas bodas de diamante. Faça o que fizer, não se auto-congratule de mais, nem seja severo de mais com você. As suas escolhas têm sempre metade de chance de dar certo. É assim pra todo mundo.”

Não procure conhecer seu futuro antes da hora, nem exagere no seu sofrimento. Esperar é dar uma chance à vida para que ela coloque a pessoa e os acontecimentos, na hora certa em seu caminho. Nem tudo acontece da forma que esperamos ou que queremos, vivemos nesta incerteza constante que se chama vida. Encontre o meio termo e seja feliz sempre, pois mesmo que algo pareça triste hoje, amanhã trará a certeza que foi o melhor que poderia acontecer. Infelizmente a nossa compreensão está longe de entender os planos de Deus, mas na maioria das vezes ele nos apresenta o oposto para valorizarmos um sentimento ainda desconhecido em nós.

“Dedique-se a conhecer seus pais. É impossível prever quando eles terão ido embora, de vez. Seja legal com seus irmãos. Eles são a melhor ponte com o seu passado e possivelmente quem vai sempre mesmo te apoiar no futuro.”.

Durante muitos anos achei que gostava do meu pai, pelo simples fato dele ter me trazido ao mundo. O tempo me conscientizou que a culpa disso tudo, era exclusivamente minha, eu era tão egoísta e impenetrável, que nunca ofereci espaço a ele. Uma noite dessas de verão, onde eu estava passando pelo período mais difícil de minha existência, me vi sem um único amigo para desabafar, estava somente eu e ele dentro de casa, foi quando me vi sem alternativas, sentei ao lado dele, solucei poucas palavras e chorei como uma criança, pedindo um abraço e um colo de pai. A partir deste momento, derrubei aquela barreira intransponível que construí através do meu individualismo e além de me permitir o ato de ser amada por meu pai, hoje o amo tanto que não sei o que faria sem o meu velho. E irmão? Na época da puberdade, as brigas são constantes, ele me irritava tanto que no calor da discussão eu disse que queria que ele morresse. Era natal de 1999, ele saiu após a discussão e sofreu um acidente onde passou 30 dias na UTI. Foi frustrante, mas foi o único jeito que Deus fez para que através do sofrimento, eu entendesse o quanto o amo. Mãe? É tão chato ouvir que estamos agindo erroneamente, mas após insistir na nossa ilusória concepção de certo e nos decepcionarmos, passamos a entender que se ouvíssemos mais ao invés de contestar sempre, nos privaríamos de alguns aborrecimentos. Moro sozinha há quatro anos, precisei vivenciar a solidão para dar mais valor à família. Em todo este período, cada dia mais eu sinto falta do tempo mal empregado a minha família, por isso sempre que posso, faço tudo para estar ao lado deles e principalmente controlo as palavras para não ferir aqueles que tanto amo.

“Cuidado com os conselhos que comprar, mas seja paciente com aqueles que os oferecem.Conselho é uma forma de nostalgia. Compartilhar conselhos é um jeito de pescar o passado do lixo, esfregá-lo, repintar as partes feias e reciclar tudo por mais do que vale.”

Não podemos seguir a risca tudo aquilo que nos é sugerido, o conselho alheio nos seduz, é necessário filtrar as informações, acrescentar aos seus pensamentos e ideais e descartar tudo aquilo que não serviu e tomar uma decisão de sua autoria. Parafraseando Pedro Bial: "nunca esqueça o filtro solar!"

2 comentários:

Unknown disse...

Ola querida amiga das horas...

Jamais achei que vc iria se identifica com essa música que te mostrei num dia de alegria e especial. Ela nos traz mtas coisas pra refletir... existem tantas coisas na nossa vida que oras são inexplicaveis oras taum simples...
Uma que é tão simples, é o fato de conhecer uma pessoa magnifica como vc, onde consegue retirar trechos de uma musica e fazer uma analogia sobre nossas vidas (de forma geral) onde nos enxergamos. Inexplicavel... deixe me ver.... ter te conhecido da forma mais inusitada..... apenas tenhu a dizer magnifico. um bjo enorme do teu amigo

Dona do Tempo disse...

Belo texto amiga!!!
Tenho o "filtro solar" aqui, com Pedro Bial, mas a primeira vez que eu ouvi fui o clipe original, é lindo mesmo...e assim é a vida.
Concordo com o cara ali de cima sabe...vc é magnifica!!!
Bjo.